quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS 1,2, E 3 DA APOSTILA DE INFORMÁTICA



Realmente a internet e a tecnologia estão cada vez mais presentes nas escolas e universidades, o aluno necessita de mudanças, porque não da mais só pra ouvir o professor falar, dá aulas monótonas, apesar de que eu acredito que o professor quando preparado está na sala por vocação, apto a função de educador ele dispensa internet e outras mais tecnologias e ministra uma que envolve os alunos, conforme é citado no texto 3.
A sala de aula sempre será um lugar importante a aula presencial, e se ela estiver equipada de forma que todos que nela estejam tirem proveito, seria fantástico, afinal ensinar conectado com a realidade é muito bom e traz mais entusiasmo aos alunos, já pensou o professor chega na sala e diz que falaremos sobre a historia da educação, e somente em alguns momento os alunos num click ali mesmo nas salas, conseguem buscar todo um conteúdo e daí basta o professor ter domínio de conteúdo e classe pra fluir uma ótima aprendizagem a todos até mesmo dele, porque sempre aprendemos quando ensinamos. E isso seria também algo pra ajudar a acabar conversas paralelas em sala, professor só falando e aluno fingindo que ta ouvindo e entendendo, como é citado no texto 2.
Mas esta realidade pelo menos nas nossas escolas, do nosso Estado ainda é sonho, acredito que as faculdades tendem a chegar mais rápido nesse patamar e escolas privadas que queiram investir na modernidade.
Agora temos também um problema que persiste e pesa muito nesse desenvolvimento, a postura do professor diante dessa mudança, infelizmente o que vemos são professores que numa maioria não tem domínio de informática, outros tem mais não utilizam, mesmo porque eu acho que eles também não estão acreditando nesse mundo de aulas conectadas, apesar dele está presente já em muitos lugares, afinal já temos o ensino a distancia que é uma realidade. Existem professores que não tem e pior ainda não querem se adaptar a mudanças, afinal mudar não é fácil, exige esforços e nossos educadores em grande parte têm horror a essas mudanças, porque eles teriam que começar a agir, pensar, ter opiniões e isso não é fácil, o comodismo os dominam. Como cita no texto 2 é hora de mudar pra valer, e não ter medo de buscar, como se muda se não for experimentando, e daí pode tirar conclusões, mas criticar, condenar antes mesmo de tentar e comodismo e covardia.
A escola também precisa ter uma boa infra-estrutura para oferecer a toda comunidade escolar, alunos, professores, gestores, pais. Afinal uma escola que consegue uma boa integração só tende a ter um bom desenvolvimento.
Ainda não é comum vermos nas escolas uma estrutura bem organizada e bem equipada, ainda há um bom caminho a se percorrer principalmente nas escolas públicas, e essa estrutura só teria a somar na qualidade e bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A meu ver nesse mundo de mudanças, tecnologias novas não se pode só deixar as coisas a cargo das novidades, mas o professor deve ter discernimento pra saber lidar com tudo isso.
Também acredito que os alunos necessitam não só de algo superficial, técnico, mas também de um pouco de dedicação, atenção do professor, ele não deve ser só o ministrador, mas alguém com quem o aluno tenha respeito, afeto e que sabe pode contar com ele quando necessita, porque há um risco dos alunos simplesmente se tornarem pessoas individualistas, por não ter nenhum tipo de interação, que essa é necessária ao desenvolvimento humano dos mesmos. O professor tem que ter esse cuidado pra não deixar a tecnologia e a internet atrapalharem os valores éticos necessário ao aluno.

Nenhum comentário: