quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ATIVIDADE AVALIATIVA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACIMP
CURSO DE PEDAGOGIA/ DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA

1 – O ser humano possui uma extraordinária capacidade de aprender. Como isso ocorre, qual o papel da escola e do professor? Descreva sua compreensão sobre o processo de aprendizagem, bem como sobre a função da escola e o papel do professor.
O professor e a escola devem estar ciente que o aluno é um ser humano dotado de inteligência e assim ele deve ser instigado e não retraído como acontece ainda em muitas escolas e salas de aula. O aluno deve ter espaço pra expor suas idéias e a escola deve sempre lembrar isso aos seus professores.
2 – O que você acha do uso de tecnologias na educação e no processo de aprendizagem? Que vantagens e/ou desvantagens o uso das mesmas podem oferecer? Como a escola e o professor podem lidar com essa questão?
Eu acredito que o uso de tecnologias na educação só tem a acrescentar no processo de aprendizagem, quando ministrado de forma adequada, porque o educador deve estar sempre se capacitando para melhor aproveitar o que tem de recursos, a desvantagem é que o aluno ou até mesmo o professor em se bitolar a estes recursos, afinal os recursos é mais um meio, uma estratégia a mais. A escola e o professor como já citei devem se atualizar, estarem aptos e abertos às novas tecnologias, pois ela é uma ferramenta q pode em de somar no processo de aprendizagem de ambos.
3 - Analise a proposta de trabalho da disciplina de Informática na Educação, identifique os objetivos alcançados e os não alcançados, comentando-os. Verifique também o cronograma de atividades e indique aquelas que você ainda não conseguiu desenvolver e os motivos.
Vários objetivos já foram alcançados como; conhecer sobre a historia do computador,conhecendo assim como foi criado esse equipamento que hoje e de grande utilidade nas nossas vidas, conhecer suas partes que são compostas por hardware que é parte sólida, cpu e outros e o software que são os programas que fazem com que as maquinas operem, saber como ele pode ser útil no processo didático, pois hoje já existem laboratórios de informática nas escolas que quando utilizados de maneira corretas muito contribuem ao processo de aprendizagem, conhecer a importância do computador para a sociedade, afinal ele é cada dia mais presente no nosso dia a dia, construção do blog para uso didático, porque através dele a gente pode publicar nosso ponto de vista de diversos assuntos. Quanto ao cronograma o que ainda não vi foi a exploração do linux, pesquisa de campo nas escolas publicas para detectar o uso de computadores para uso didático, projeto de informática.


ATIVIDADE para 22/10

A - Um certo profissional da educação recém formado recebeu um convite para participar de uma seleção, onde concorreria a uma vaga de coordenação de uma escola de ensino fundamental. Na seleção o mesmo teria que elaborar um texto onde explicitasse como o mesmo proporia a utilização da informática na escola, tanto na parte administrativa como na parte pedagógica. Imagine-se sendo esse profissional e realize essa atividade.
A primeira coisa seria fazer um levantamento, procurar saber se todos os professores lidam com computador, observar se há uso ou não de computadores na área administrativa e pedagógica, caso fosse positivo se tivesse computadores na escola, observaria se os mesmos estariam sendo utilizados de maneira efetiva, pois é comum termos computadores nas escolas e não serem aproveitadas devido professores despreparados, falta de manutenção, etc., caso a escola não disponibilizasse desse recursos, partiria para o projeto de aquisição deste laboratório de informática para parte pedagógica e computadores para área administrativas, pois existe programa que as escolas podem conseguir, que o pro info, que o gestor apresenta o projeto para obter esse beneficio.


B - Nas aulas de Informática na educação, você foi informado sobre vários programas, da política de informática educativa do MEC, e que podem servir de subsídio para o aperfeiçoamento seu profissional e ainda para o trabalho didático-pedagógico a ser realizado nas escolas pelos professores e gestores. Sendo assim, dos materiais explorados, escolha:
Dois – voltados para formação/ aperfeiçoamento do professor
Dois que poderão servir como recursos didático-pedagógico em atividades realizadas com alunos
Analise-os com detalhes, caracterize-os e proponha uma forma de utilização dos mesmos.
Os dois projetos apresentados para a formação do professor dentre outros, foram; PROFORMAÇÃO, que é um programa voltado a formação de professores que lecionam nas séries inicias e EJA, sem a devida qualificação, o curso é a distancia em parceira com estado e município, onde os habilita em magistério, o outro é o MIDIA NA EDUCAÇÃO, ele é um programa de formação continuada que tem como objetivo preparar os educadores a utilizar todas as mídias existente, com tv, vídeo, radio e outros para auxilio do processo didático ele e desenvolvido pelas secretarias de educação e universidades, onde elas são responsáveis pela capacitação e certificação.

Quanto aos projetos que servem para uso pedagógico, posso citar o DVD ESCOLA, que beneficia escolas publicas com mais de 100 aluno do ensino médio e fundamental, as escolas devem apresentar projetos para verem se são aprovados, as escoas recebem os parelhos de dvd para auxiliar no processo didático, infelizmente muitas escolas não utilizam este recurso de forma adequada, outro é o PROINFO, que as escolas também tem que atender alguns requisitos para receber o laboratório de informática que serve tanto ao docente como ao discente no processo didático.
COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS 1,2, E 3 DA APOSTILA DE INFORMÁTICA



Realmente a internet e a tecnologia estão cada vez mais presentes nas escolas e universidades, o aluno necessita de mudanças, porque não da mais só pra ouvir o professor falar, dá aulas monótonas, apesar de que eu acredito que o professor quando preparado está na sala por vocação, apto a função de educador ele dispensa internet e outras mais tecnologias e ministra uma que envolve os alunos, conforme é citado no texto 3.
A sala de aula sempre será um lugar importante a aula presencial, e se ela estiver equipada de forma que todos que nela estejam tirem proveito, seria fantástico, afinal ensinar conectado com a realidade é muito bom e traz mais entusiasmo aos alunos, já pensou o professor chega na sala e diz que falaremos sobre a historia da educação, e somente em alguns momento os alunos num click ali mesmo nas salas, conseguem buscar todo um conteúdo e daí basta o professor ter domínio de conteúdo e classe pra fluir uma ótima aprendizagem a todos até mesmo dele, porque sempre aprendemos quando ensinamos. E isso seria também algo pra ajudar a acabar conversas paralelas em sala, professor só falando e aluno fingindo que ta ouvindo e entendendo, como é citado no texto 2.
Mas esta realidade pelo menos nas nossas escolas, do nosso Estado ainda é sonho, acredito que as faculdades tendem a chegar mais rápido nesse patamar e escolas privadas que queiram investir na modernidade.
Agora temos também um problema que persiste e pesa muito nesse desenvolvimento, a postura do professor diante dessa mudança, infelizmente o que vemos são professores que numa maioria não tem domínio de informática, outros tem mais não utilizam, mesmo porque eu acho que eles também não estão acreditando nesse mundo de aulas conectadas, apesar dele está presente já em muitos lugares, afinal já temos o ensino a distancia que é uma realidade. Existem professores que não tem e pior ainda não querem se adaptar a mudanças, afinal mudar não é fácil, exige esforços e nossos educadores em grande parte têm horror a essas mudanças, porque eles teriam que começar a agir, pensar, ter opiniões e isso não é fácil, o comodismo os dominam. Como cita no texto 2 é hora de mudar pra valer, e não ter medo de buscar, como se muda se não for experimentando, e daí pode tirar conclusões, mas criticar, condenar antes mesmo de tentar e comodismo e covardia.
A escola também precisa ter uma boa infra-estrutura para oferecer a toda comunidade escolar, alunos, professores, gestores, pais. Afinal uma escola que consegue uma boa integração só tende a ter um bom desenvolvimento.
Ainda não é comum vermos nas escolas uma estrutura bem organizada e bem equipada, ainda há um bom caminho a se percorrer principalmente nas escolas públicas, e essa estrutura só teria a somar na qualidade e bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A meu ver nesse mundo de mudanças, tecnologias novas não se pode só deixar as coisas a cargo das novidades, mas o professor deve ter discernimento pra saber lidar com tudo isso.
Também acredito que os alunos necessitam não só de algo superficial, técnico, mas também de um pouco de dedicação, atenção do professor, ele não deve ser só o ministrador, mas alguém com quem o aluno tenha respeito, afeto e que sabe pode contar com ele quando necessita, porque há um risco dos alunos simplesmente se tornarem pessoas individualistas, por não ter nenhum tipo de interação, que essa é necessária ao desenvolvimento humano dos mesmos. O professor tem que ter esse cuidado pra não deixar a tecnologia e a internet atrapalharem os valores éticos necessário ao aluno.