quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ATIVIDADE AVALIATIVA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACIMP
CURSO DE PEDAGOGIA/ DISCIPLINA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA

1 – O ser humano possui uma extraordinária capacidade de aprender. Como isso ocorre, qual o papel da escola e do professor? Descreva sua compreensão sobre o processo de aprendizagem, bem como sobre a função da escola e o papel do professor.
O professor e a escola devem estar ciente que o aluno é um ser humano dotado de inteligência e assim ele deve ser instigado e não retraído como acontece ainda em muitas escolas e salas de aula. O aluno deve ter espaço pra expor suas idéias e a escola deve sempre lembrar isso aos seus professores.
2 – O que você acha do uso de tecnologias na educação e no processo de aprendizagem? Que vantagens e/ou desvantagens o uso das mesmas podem oferecer? Como a escola e o professor podem lidar com essa questão?
Eu acredito que o uso de tecnologias na educação só tem a acrescentar no processo de aprendizagem, quando ministrado de forma adequada, porque o educador deve estar sempre se capacitando para melhor aproveitar o que tem de recursos, a desvantagem é que o aluno ou até mesmo o professor em se bitolar a estes recursos, afinal os recursos é mais um meio, uma estratégia a mais. A escola e o professor como já citei devem se atualizar, estarem aptos e abertos às novas tecnologias, pois ela é uma ferramenta q pode em de somar no processo de aprendizagem de ambos.
3 - Analise a proposta de trabalho da disciplina de Informática na Educação, identifique os objetivos alcançados e os não alcançados, comentando-os. Verifique também o cronograma de atividades e indique aquelas que você ainda não conseguiu desenvolver e os motivos.
Vários objetivos já foram alcançados como; conhecer sobre a historia do computador,conhecendo assim como foi criado esse equipamento que hoje e de grande utilidade nas nossas vidas, conhecer suas partes que são compostas por hardware que é parte sólida, cpu e outros e o software que são os programas que fazem com que as maquinas operem, saber como ele pode ser útil no processo didático, pois hoje já existem laboratórios de informática nas escolas que quando utilizados de maneira corretas muito contribuem ao processo de aprendizagem, conhecer a importância do computador para a sociedade, afinal ele é cada dia mais presente no nosso dia a dia, construção do blog para uso didático, porque através dele a gente pode publicar nosso ponto de vista de diversos assuntos. Quanto ao cronograma o que ainda não vi foi a exploração do linux, pesquisa de campo nas escolas publicas para detectar o uso de computadores para uso didático, projeto de informática.


ATIVIDADE para 22/10

A - Um certo profissional da educação recém formado recebeu um convite para participar de uma seleção, onde concorreria a uma vaga de coordenação de uma escola de ensino fundamental. Na seleção o mesmo teria que elaborar um texto onde explicitasse como o mesmo proporia a utilização da informática na escola, tanto na parte administrativa como na parte pedagógica. Imagine-se sendo esse profissional e realize essa atividade.
A primeira coisa seria fazer um levantamento, procurar saber se todos os professores lidam com computador, observar se há uso ou não de computadores na área administrativa e pedagógica, caso fosse positivo se tivesse computadores na escola, observaria se os mesmos estariam sendo utilizados de maneira efetiva, pois é comum termos computadores nas escolas e não serem aproveitadas devido professores despreparados, falta de manutenção, etc., caso a escola não disponibilizasse desse recursos, partiria para o projeto de aquisição deste laboratório de informática para parte pedagógica e computadores para área administrativas, pois existe programa que as escolas podem conseguir, que o pro info, que o gestor apresenta o projeto para obter esse beneficio.


B - Nas aulas de Informática na educação, você foi informado sobre vários programas, da política de informática educativa do MEC, e que podem servir de subsídio para o aperfeiçoamento seu profissional e ainda para o trabalho didático-pedagógico a ser realizado nas escolas pelos professores e gestores. Sendo assim, dos materiais explorados, escolha:
Dois – voltados para formação/ aperfeiçoamento do professor
Dois que poderão servir como recursos didático-pedagógico em atividades realizadas com alunos
Analise-os com detalhes, caracterize-os e proponha uma forma de utilização dos mesmos.
Os dois projetos apresentados para a formação do professor dentre outros, foram; PROFORMAÇÃO, que é um programa voltado a formação de professores que lecionam nas séries inicias e EJA, sem a devida qualificação, o curso é a distancia em parceira com estado e município, onde os habilita em magistério, o outro é o MIDIA NA EDUCAÇÃO, ele é um programa de formação continuada que tem como objetivo preparar os educadores a utilizar todas as mídias existente, com tv, vídeo, radio e outros para auxilio do processo didático ele e desenvolvido pelas secretarias de educação e universidades, onde elas são responsáveis pela capacitação e certificação.

Quanto aos projetos que servem para uso pedagógico, posso citar o DVD ESCOLA, que beneficia escolas publicas com mais de 100 aluno do ensino médio e fundamental, as escolas devem apresentar projetos para verem se são aprovados, as escoas recebem os parelhos de dvd para auxiliar no processo didático, infelizmente muitas escolas não utilizam este recurso de forma adequada, outro é o PROINFO, que as escolas também tem que atender alguns requisitos para receber o laboratório de informática que serve tanto ao docente como ao discente no processo didático.
COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS 1,2, E 3 DA APOSTILA DE INFORMÁTICA



Realmente a internet e a tecnologia estão cada vez mais presentes nas escolas e universidades, o aluno necessita de mudanças, porque não da mais só pra ouvir o professor falar, dá aulas monótonas, apesar de que eu acredito que o professor quando preparado está na sala por vocação, apto a função de educador ele dispensa internet e outras mais tecnologias e ministra uma que envolve os alunos, conforme é citado no texto 3.
A sala de aula sempre será um lugar importante a aula presencial, e se ela estiver equipada de forma que todos que nela estejam tirem proveito, seria fantástico, afinal ensinar conectado com a realidade é muito bom e traz mais entusiasmo aos alunos, já pensou o professor chega na sala e diz que falaremos sobre a historia da educação, e somente em alguns momento os alunos num click ali mesmo nas salas, conseguem buscar todo um conteúdo e daí basta o professor ter domínio de conteúdo e classe pra fluir uma ótima aprendizagem a todos até mesmo dele, porque sempre aprendemos quando ensinamos. E isso seria também algo pra ajudar a acabar conversas paralelas em sala, professor só falando e aluno fingindo que ta ouvindo e entendendo, como é citado no texto 2.
Mas esta realidade pelo menos nas nossas escolas, do nosso Estado ainda é sonho, acredito que as faculdades tendem a chegar mais rápido nesse patamar e escolas privadas que queiram investir na modernidade.
Agora temos também um problema que persiste e pesa muito nesse desenvolvimento, a postura do professor diante dessa mudança, infelizmente o que vemos são professores que numa maioria não tem domínio de informática, outros tem mais não utilizam, mesmo porque eu acho que eles também não estão acreditando nesse mundo de aulas conectadas, apesar dele está presente já em muitos lugares, afinal já temos o ensino a distancia que é uma realidade. Existem professores que não tem e pior ainda não querem se adaptar a mudanças, afinal mudar não é fácil, exige esforços e nossos educadores em grande parte têm horror a essas mudanças, porque eles teriam que começar a agir, pensar, ter opiniões e isso não é fácil, o comodismo os dominam. Como cita no texto 2 é hora de mudar pra valer, e não ter medo de buscar, como se muda se não for experimentando, e daí pode tirar conclusões, mas criticar, condenar antes mesmo de tentar e comodismo e covardia.
A escola também precisa ter uma boa infra-estrutura para oferecer a toda comunidade escolar, alunos, professores, gestores, pais. Afinal uma escola que consegue uma boa integração só tende a ter um bom desenvolvimento.
Ainda não é comum vermos nas escolas uma estrutura bem organizada e bem equipada, ainda há um bom caminho a se percorrer principalmente nas escolas públicas, e essa estrutura só teria a somar na qualidade e bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A meu ver nesse mundo de mudanças, tecnologias novas não se pode só deixar as coisas a cargo das novidades, mas o professor deve ter discernimento pra saber lidar com tudo isso.
Também acredito que os alunos necessitam não só de algo superficial, técnico, mas também de um pouco de dedicação, atenção do professor, ele não deve ser só o ministrador, mas alguém com quem o aluno tenha respeito, afeto e que sabe pode contar com ele quando necessita, porque há um risco dos alunos simplesmente se tornarem pessoas individualistas, por não ter nenhum tipo de interação, que essa é necessária ao desenvolvimento humano dos mesmos. O professor tem que ter esse cuidado pra não deixar a tecnologia e a internet atrapalharem os valores éticos necessário ao aluno.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO FORMAL



Hoje vivemos no mundo da globalização, as informações se repassam em grande velocidade, isso devemos ao grande avanço da tecnologia, e cabe a cada um estar apto a viver neste mundo globalizado com tantas inovações.
A tecnologia tem uma longa historia, no inicio ela era restrita, mas no decorrer dos tempos ela foi se estendendo a muitos, e hoje é muito difícil encontrar funções que não se utilizem algum tipo de tecnologia. Apesar de que não podemos sempre associar tecnologia com conhecimento, essa tecnologia traz conhecimentos, mas é necessário buscá-los também.
A educação a cada dia cede a essa nova maneira de transmitir conhecimentos com o uso de diversos equipamentos tecnológicos, o que favorece muito o processo cognitivo. A escola tem que adequar-se a essa nova realidade, afinal a sociedade vive isso, então não podemos fugir ao que está no nosso cotidiano.
Inclusive hoje já se podem estudar as tecnologias e informática como disciplina, como é o caso do curso de Pedagogia, isso é importante essa educação formal oferecida a quem está destinado a mediar conhecimentos.
O ser humano possui uma enorme capacidade de adquirir conhecimentos, assim a escola e os demais envolvidos neste processo devem favorecer o desenvolvimento desses conhecimentos, facilitando a aprendizagem, através de uma metodologia que satisfaça a necessidade dos aprendizes.
A escola tem como finalidade preparar seus alunos para a sociedade, e as novas tecnologias é uma realidade na nossa sociedade, então a escola deve dá suporte aos seus alunos, do que é essas tecnologias, o que ela influencia em nossas vidas e qual sua contribuição para toda a humanidade.
As novas tecnologias podem e devem ser aliadas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, afinal ela é uma ferramenta que muito contribui para o didático-pedagógico, quando utilizada de maneira adequada.
O que ocorre ainda é que muitos dos envolvidos na educação ainda não estão preparados para lidar com essa tecnologia, essa inovação que ocorre no mundo. E cabe a cada um dos envolvidos quebrarem seus paradigmas e aceitar o novo como aliado e não como entrave, a barreira quando for quebrada, o processo tende a andar naturalmente.
As escolas as vezes possuem computadores na sua área administrativa, mas só considera útil nesse departamento, o que não é verdade, todas as escolas deveriam ter um laboratório de informática, equipamentos audiovisuais para auxiliar e muitas vezes motivar seus alunos, que estão vivendo uma outra realidade fora das escolas, pois lá fora numa grande maioria já tem acesso a computadores, internet.
As escolas públicas hoje já podem contar com o apoio do governo para adquirir esses laboratórios e equipamentos, através dos programas proinfo e dvd na escola, onde escolas que atendam os requisitos do MEC podem se favorecer dessas vantagens.
Existem também programas para capacitar os educadores, pois de nada vai adiantar laboratórios, equipamentos sem uso, por falta de preparação do educador, isso ainda é mais grave, porque para os alunos isso seria desmotivador.
As escolas não podem mais adiar, está passando de hora delas falarem a língua universal, deixar de serem aquém das novas tecnologias, os alunos necessitam dessa mudança para seu desenvolvimento cognitivo e até social.
A internet é uma tecnologia que hoje praticamente todos têm acesso, e que muito em breve todos terão acesso, já há quem diga que ela vai ser mais popular que a televisão, que é a mídia das massas populares. Diante desse cenário a educação não pode ficar parada esperando as coisas acontecerem.
Certamente que ela também não vai ser a solução de aprendizagem para os alunos, mas deve ser vista como aliada nesse processo, uma ferramenta que auxilia o educador e aluno na busca de novos conhecimentos.
Hoje a internet já é usada para aulas virtuais e presenciais também, ela é um verdadeiro sistema de busca facilitadora que muito contribui tanto pro educador como para educando. Ela não substitui a comunicação presencial que considero muito importante para o processo cognitivo de ambos os envolvidos.
Hoje existem diversos sites na internet que auxiliam tanto o professor, como o estudante. Então o professor conectado não terá dificuldade em inovar porque há sites que dão dicas de metodologias pra trabalhar determinados assuntos, tarefas apropriadas pra cada faixa etária, jogos educativos, programas de computador que possuem diversas atividades educativas.
Certo que cabe a cada um, usar dessa ferramenta com discernimento e seriedade, não apenas copiando, mas avaliando, analisando o que melhor condiz com sua realidade educacional.
Creio que quando todos os envolvidos na educação estiverem aptos e conscientes que as novas tecnologias chegaram pra ficar, e não é uma onda passageira, as escolas estiverem utilizando-se dessa tecnologia como algo a mais para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, e não como salvadora da pátria para sairmos de índice ruins na educação, aí sim estaremos no caminho correto para o desenvolvimento cognitivo evolutivo.







domingo, 12 de outubro de 2008

sábado, 27 de setembro de 2008

HISTÓRIA DOS COMPUTADORES

Devido a junção de várias do conhecimento humano, como matematica, eletronica, lógica e programaçao que se deu o desenvolvimento da tecnologia da educação.
O Z-1 foi o primeiro computador , apesar de algumas polêmicas, pois há quem discorde.. Ele foi construído pelo alemão Konrad Zuse (1910-1995) em 1936. Zuse tentou vendê-lo ao governo para uso militar, mas os nazistas não acreditarm na máquina.
Com a II Guerra Mundial, as pesquisas aumentaram nessa área. Nos Estados Unidos, a Marinha, em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, construiu em 1944 o Mark I, um gigante eletromagnético. Num certo sentido, essa máquina era a realização do projeto de Babbage. Este já tinha milhares de relés, era barulhento e conseguia multiplicar por dez digitos..
O exército norte-americano também desenvolvia seu computador. Esse usava apenas válvulas e tinha por objetivo calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão.O engenheiro John Presper Eckert (1919-1995) e o físico John Mauchly (1907-1980) projetaram o ENIAC: Eletronic Numeric Integrator And Calculator. Com 18 000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo, porém só ficou pronto em 1946, vários meses após o final da guerra. Os custos para a manutenção e conservação do ENIAC eram proibitivos, pois dezenas a centenas de válvulas queimavam a cada hora e o calor gerado por elas necessitava ser controlado por um complexo sistema de refrigeração, além dos gastos elevadíssimos de energia elétrica.
A arquitetura de um computador depende do seu projeto lógico, enquanto que a sua implementação depende da tecnologia disponível. Suas três primeiras gerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes. Observe como se deu essas três primeiras gerações e que já estamos na quinta geração.
Os computadores de primeira geração (1945–1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
A segunda geração (1959–1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.
A terceira geração de computadores (1964–1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
A quarta geração, de 1970 até hoje, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanossegundos (bilionésima parte do segundo).
O termo quinta geração foi criado pelos japoneses para descrever os potentes computadores "inteligentes" que queriam construir em meados da década de 1990. Posteriormente, o termo passou a envolver elementos de diversas áreas de pesquisa relacionadas à inteligência computadorizada: inteligência artificial, sistemas especialistas e linguagem natural. Mas o verdadeiro foco dessa ininterrupta quinta geração é a conectividade, o maciço esforço da indústria para permitir aos usuários conectarem seus computadores a outros computadores. O conceito de supervia da informação capturou a imaginação tanto de profissionais da computação como de usuários comuns.
O hardware do Computador é um componente essencial no processo de cálculo e armazenamento de dados pois ele é necessário para o processamento e compartilhamento de dados. O primeiro computador que se tem notícia é literalmente duro. Os Fenícios armazenavam peças cerâmicas representando coisas como estoque e grãos em vasilhames, que não eram usados apenas pelo mercador mas pelos contadores e oficiais do governo